Apresentação

Em sua 1ª edição no ano de 2016, o Congresso Internacional Conhecimentos Pertinentes para a Educação na América Latina - EDUPALA teve como norte a perspectiva teórica descolonial e a possibilidade de compreensão do mundo a partir do local em que se vive, valorizando a história cultural e regional. As reflexões sobre esses pressupostos potencializaram o protagonismo na pesquisa, ensino e extensão, tripé que fundamenta as ações da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC.

Na 2ª edição de 2018, ano em que se comemorou os 13 anos de existência do Curso de Mestrado em Educação, nossos olhares se voltaram ao "formador latinoamericano". Campo ainda pouco explorado pela Educação, a formação de formadores inclui discussões sobre a formação de professores, mediadores sociais, agentes de mudança, gestores, educadores sociais e demais profissionais e pesquisadores da área da Educação.

A 3ª edição de 2022, que neste ano comemora 17 anos do curso de Mestrado em Educação, tem como eixo: "Diálogos e desafios para a educação democrática na América Latina". Considerando o atual cenário geopolítico e social, brasileiro e latino-americano, o evento propõe apresentar diálogos, problematizações e alternativas para os dilemas impostos à educação democrática no tempo presente em níveis local, nacional e global. Deste modo, além das conferências e sessões temáticas, serão acolhidas propostas de comunicação nos GTs.

Cabe registrar que o III EDUPALA estava originalmente previsto para ocorrer em 2020. No entanto, em virtude do aparecimento da Covid-19, a qual produziu um cenário de paralisação e reestruturação das atividades sociais, o evento precisou ser prorrogado.

Sendo assim, o III EDUPALA se realizará nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2022 na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, em Lages, no Planalto Serrano Catarinense, no formato remoto, online e síncrono. O evento é organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIPLAC) e contará com a presença de estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discutem a Educação na América Latina.

De identidade dinâmica, professores e formadores se colocam frente ao desafio de construírem o conhecimento e a si mesmos a partir das experiências, diálogos teóricos e discussões que emergem nos diversos espaços formativos. A proposta é promover um amplo debate sobre a formação, não mais ancorada num paradigma reducionista e conteudista, mas capaz de considerar os sujeitos em seus contextos, visibilizando suas histórias de vida, experiências e saberes. Nesse sentido, o EDUPALA se constitui como um espaço de debates e reflexões sobre os conhecimentos pertinentes à formação de formadores, principalmente pela possibilidade de repensar práticas pedagógicas, sob uma perspectiva de trabalho inovadora, participativa e democrática.

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