GTs do Evento

GT 1

Educação, Políticas Públicas e Currículo na/da Educação Básica

Coordenação

Dr. Jaime Farias Dresch 

Esse GT propõe:

  1. Discutir a Educação Básica, nos seus diferentes níveis e modalidades;
  2. focalizar política educacional, avaliação, gestão democrática, organização da educação e currículo;
  3. englobar questões escolares e da formação humana, a partir das diferentes áreas do conhecimento. 

GT 2

Formação de Professores, Pesquisa e Práticas Pedagógicas

Coordenação 

Dr. Vinícius Bertoncini Vicenzi

Esse GT propõe:

  1. Dissertar acerca das políticas e processos de formação de professores(as) em graduação/licenciatura, programas e projetos de formação continuada;
  2. refletir sobre o conhecimento escolar, os fundamentos filosóficos e políticos da formação e, enfim, acerca dos saberes docentes nas práticas pedagógicas;
  3. analisar aspectos referentes à formação de alfabetizadores(as) e às diferentes linguagens no letramento formal. 

GT 3

Educação, Saúde, Inclusão e Política Pública

Coordenação

Dra. Lilia Aparecida Kanan

Esse GT propõe:

  1. Investigar a Saúde do Trabalhador e Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  2. b) refletir sobre bem-estar no trabalho, riscos psicossociais, organizações saudáveis, vínculos nas organizações, comportamento humano nos espaços laborais, psicologia do trabalho, saúde do(a) trabalhador(a) e, em síntese, qualidade de vida no trabalho.

GT 4

Políticas e Processos Educativos na Educação Superior

Coordenação 

Dr. Valdir Lamim Guedes Junior

Esse GT propõe:

  1. Arguir sobre as políticas avaliativas (avaliação de larga escala), políticas internacionais para a Educação Básica e Superior;
  2. observar a inclusão social e, logo, a democratização do acesso ao Ensino Superior;
  3. discutir a inclusão de pessoas com deficiência. 

GT 5

Educação, Territorialidade e Processos Socioculturais.

Coordenação

Dr. Geraldo Augusto Locks

Esse GT propõe:

  1. Examinar a educação enquanto processos socioculturais não escolares, fundamentando-se em uma perspectiva teórica, preferencialmente, relacionada ao materialismo histórico-dialético;
  2. reunir práticas de educação popular, arte, movimentos sociais, desenvolvimento territorial, decolonialidade. ética, cidadania, sustentabilidade e políticas públicas. 

GT 6

Educação Ambiental na Contemporaneidade.

Coordenação

Dra. Lucia Ceccato de Lima

Esse GT propõe:

  1. Dissertar sobre a Educação Ambiental, principalmente na perspectiva crítica;
  2. envolver as relações históricas do ser humano com o ambiente, com vistas à qualidade de vida dos seres vivos;
  3. discutir políticas públicas, ambientalização curricular das instituições, gestão ambiental, percepção ambiental, ambiente e sustentabilidade, alteridade socioambiental latino-americana e ecopedagogia.

GT 7

Educação, Comunicação e Tecnologia

Coordenação

Dra. Madalena Pereira da Silva

Esse GT propõe:

  1. Discutir as diferentes abordagens das tecnologias educacionais em ambientes formais e não formais de educação; tecnologias assistivas e inclusivas, mídia e comunicação na educação, inovação em educação; trabalho, formação de professores, currículo e prática pedagógica na cultura digital;
  2. focalizar a complexidade, ecoformação e transdisciplinaridade.

GT 8

Gênero, Diversidade e Educação Inclusiva

Coordenação 

Dra. Mareli Eliane Graupe

Esse GT propõe:

  1. Refletir sobre gênero, sexualidade e educação inclusiva numa perspectiva teórica pós-estruturalista;
  2. privilegiar, especialmente, trabalhos com caráter interdisciplinar que abordem gênero, sexualidades, violências de gênero e formação de professores(as), gênero e políticas públicas, gênero e práticas pedagógicas.

GT 9

Educação Antirracista, Práticas e Políticas Públicas.

Coordenação

Ma. Nanci Alves da Rosa

Esse GT propõe:

  1. Investigar propostas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos NEAB's acerca destes temas: histórias e culturas africanas/afro-brasileiras e educação para as relações étnico-raciais;
  2. incluir práticas que combatam o racismo e a lógica da colonialidade.

GT 10

Arte, Memória e Filosofia na Educação

Coordenação

Dr. Rodrigo Diaz de Vivar y Soler

Esse GT propõe:

  1. Discutir articulações entre arte, memória e filosofia para pensar a educação na contemporaneidade;
  2. entender que as produções de subjetividades são compostas pela história e a cultura;
  3. exercitar o pensamento;
  4. construir uma educação mais comprometida com a ética e as estéticas da existência. 
Realização: