GT 1
Educação, Políticas Públicas e Currículo na/da Educação Básica
|
Coordenação
Dr. Jaime Farias Dresch
|
Esse GT propõe:
- Discutir a Educação Básica, nos seus diferentes níveis e modalidades;
- focalizar política educacional, avaliação, gestão democrática, organização da educação e currículo;
- englobar questões escolares e da formação humana, a partir das diferentes áreas do conhecimento.
|
GT 2
Formação de Professores, Pesquisa e Práticas Pedagógicas
|
Coordenação
Dr. Vinícius Bertoncini Vicenzi
|
Esse GT propõe:
- Dissertar acerca das políticas e processos de formação de professores(as) em graduação/licenciatura, programas e projetos de formação continuada;
- refletir sobre o conhecimento escolar, os fundamentos filosóficos e políticos da formação e, enfim, acerca dos saberes docentes nas práticas pedagógicas;
- analisar aspectos referentes à formação de alfabetizadores(as) e às diferentes linguagens no letramento formal.
|
GT 3
Educação, Saúde, Inclusão e Política Pública
|
Coordenação
Dra. Lilia Aparecida Kanan
|
Esse GT propõe:
- Investigar a Saúde do Trabalhador e Psicologia Organizacional e do Trabalho;
- b) refletir sobre bem-estar no trabalho, riscos psicossociais, organizações saudáveis, vínculos nas organizações, comportamento humano nos espaços laborais, psicologia do trabalho, saúde do(a) trabalhador(a) e, em síntese, qualidade de vida no trabalho.
|
GT 4
Políticas e Processos Educativos na Educação Superior
|
Coordenação
Dr. Valdir Lamim Guedes Junior
|
Esse GT propõe:
- Arguir sobre as políticas avaliativas (avaliação de larga escala), políticas internacionais para a Educação Básica e Superior;
- observar a inclusão social e, logo, a democratização do acesso ao Ensino Superior;
- discutir a inclusão de pessoas com deficiência.
|
GT 5
Educação, Territorialidade e Processos Socioculturais.
|
Coordenação
Dr. Geraldo Augusto Locks
|
Esse GT propõe:
- Examinar a educação enquanto processos socioculturais não escolares, fundamentando-se em uma perspectiva teórica, preferencialmente, relacionada ao materialismo histórico-dialético;
- reunir práticas de educação popular, arte, movimentos sociais, desenvolvimento territorial, decolonialidade. ética, cidadania, sustentabilidade e políticas públicas.
|
GT 6
Educação Ambiental na Contemporaneidade.
|
Coordenação
Dra. Lucia Ceccato de Lima
|
Esse GT propõe:
- Dissertar sobre a Educação Ambiental, principalmente na perspectiva crítica;
- envolver as relações históricas do ser humano com o ambiente, com vistas à qualidade de vida dos seres vivos;
- discutir políticas públicas, ambientalização curricular das instituições, gestão ambiental, percepção ambiental, ambiente e sustentabilidade, alteridade socioambiental latino-americana e ecopedagogia.
|
GT 7
Educação, Comunicação e Tecnologia
|
Coordenação
Dra. Madalena Pereira da Silva
|
Esse GT propõe:
- Discutir as diferentes abordagens das tecnologias educacionais em ambientes formais e não formais de educação; tecnologias assistivas e inclusivas, mídia e comunicação na educação, inovação em educação; trabalho, formação de professores, currículo e prática pedagógica na cultura digital;
- focalizar a complexidade, ecoformação e transdisciplinaridade.
|
GT 8
Gênero, Diversidade e Educação Inclusiva
|
Coordenação
Dra. Mareli Eliane Graupe
|
Esse GT propõe:
- Refletir sobre gênero, sexualidade e educação inclusiva numa perspectiva teórica pós-estruturalista;
- privilegiar, especialmente, trabalhos com caráter interdisciplinar que abordem gênero, sexualidades, violências de gênero e formação de professores(as), gênero e políticas públicas, gênero e práticas pedagógicas.
|
GT 9
Educação Antirracista, Práticas e Políticas Públicas.
|
Coordenação
Ma. Nanci Alves da Rosa
|
Esse GT propõe:
- Investigar propostas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos NEAB's acerca destes temas: histórias e culturas africanas/afro-brasileiras e educação para as relações étnico-raciais;
- incluir práticas que combatam o racismo e a lógica da colonialidade.
|
GT 10
Arte, Memória e Filosofia na Educação
|
Coordenação
Dr. Rodrigo Diaz de Vivar y Soler
|
Esse GT propõe:
- Discutir articulações entre arte, memória e filosofia para pensar a educação na contemporaneidade;
- entender que as produções de subjetividades são compostas pela história e a cultura;
- exercitar o pensamento;
- construir uma educação mais comprometida com a ética e as estéticas da existência.
|